Monday, January 12, 2009

Olha a Mangueira ai gente!

Ola, desde jah vamos ter que dizer que hoje nao poderemos colocar fotos. Estamos utilizando o computador do escritorio do Hotel e o responsavel pediu para que nao plugassemos nada. Na verdade isso eh uma das coisas legais da India. O povo eh muito acolhedor e sempre disposto a te prestar o melhor servico. Assim, como o computador do internet cafe nao estah funcionando, ele ofereceu para usarmos o computador do escritorio de reservas. Uma gentileza muito apreciada por nos e, que claro, faremos de tudo para respeitar e por isso nao colocaremos nenhuma foto desta vez.
Hoje estivemos no Amber fort. Jaipur eh a cidade caracteristica dos Marajas (alias, achamos que descobrimos a origem da palavra). A cidade eh dividida en tre parte nova e parte velha. A Parte antiga eh conhecida como Pink City, pois eh toda pintada de Rosa, significando boas vindas aos viajantes. Na epoca de sua construcao foi pensada para ser um centro comercial e de convivencia de viajantes. A cidade eh dividia em 9 quarteiroes com duas avenidas principais que se cruzam. Nos quarteiroes existem "boxes" (lojinhas) uma colada na outra, vendendo de tudo, de frutas a roupas, passando por temperos, garrafas de leite de metal (lembrem que todos tem uma vaca em casa), etc... Aqui conviviam pacificamente familias de Marajas hindus com familias de imperadores Islamicos. A filha de um dos Marajas casou-se com o principe mulcumano e tudo ficou em paz. A arquiteutra como sempre eh mista e muito interessante. O castelo eh fantastico, cercado por uma muralha de 9 Km semelhante a da China (alias, muuuito semelhante).
O nome do castelo tem suas complicacoes. Apesar de em Ingles se Chamar Amber Fort (em homegnagem a cor ambar das muralhas), segundo nosso guia em hindi ele se chama Amer, pois a palavra deriva de Am (Manga) e a regiao era tomada por mangueiras. Hoje inclusive existe uma enorme bem no meio do jardim do castelo. Como essa explicacao faz todo sentido, abrasileiramos o nome e o chamamos de castelo da Mangueira.
Para chegar ao topo do castelo\forte uma surpresa: vamos de elefante. A primeira pergunta que fizemos foi se os animais eram bem tratados e se existia exploracao dos mesmos. De cara o guia respondeu que muitos turistas fazem esta pergunta e que o governo da india regula a atividade, pois cada elefante soh pode subir 6 vezes e deve voltar para descansar. Segundo eles, molezinha para os super mamiferos.
Lah fomos nos entao, em nossa elefanta (nao adianta que nao consegui memorizar o enorme nome dela) de 40 anos de idade. Uma jovem, se considerarmos que os bichoes sobrevivem ateh os 100.
No topo do forte, descemos e fizemos a visita com o guia. Mais uma vez, um forte com areas para o maraja e suas concunbinas, com muitos detalhes de pinturas e marmore. Muito maneiro.
Hah uma ala de verao e outra de inverno. As paredes sao preparadas para terem circulacao de agua para manter o ambiente fresco durante o verao e as janelas sao posicionadas para receberem o vento que sopra no topo da montanha onde esta este forte do sec XVI.
Fomos ainda a um observatorio a ceu aberto. O maraja que o cosntruiu era especialista em astrologia e por isso mandou construir o observatorio (Jantar Manta) em 1726. Tiramos foto no (segundo o guia) maior relogio solar do mundo, que estaria inclusive no Guiness Book. Pena que o Geninho nao estava lah para nos dar mais explicacoes.
Alem disso, pedimos para visitar uma igreja crista, pois em Jaipur hah 6. O guia nos disse que uma delas era protestante, e pedimos pare visitar esta. Ao chegarmos, percebemos que ela se chamava Sao Francisco xavier (de cara vimos que nao era protestante) e ao entrarmos constatamos que era uma igreja catolica, mas com uma enorme cruz vazia no templo ( serah uma variacao?). Nao importa, era interessante porque nos sentiamos um pouco em casa pois reconheciamos as imagens e as posicoes das pecas. Tivemos que explicar para o guia o que eram as imagens das 12 estacoes (via Crucis) que estavam representadas nas paredes. Havia ainda uma imagem grande da Pieta (do Michelangelo) e o guia nos pediu explicacoes tambem. Foi dicifil fazer o cara entender que era uma representacao de um artista e nao a imagem do occorrido.
Jantamos ontem e hoje em restaurantes tipicos com musica local. Nao gostamos da musica nem da danca local, mas valeu a experiencia, e claro, a comida. Nao usamos garfo jah hah alguns dias... Eh colher ou a mao.
Amanha vamos para Goa, e, se tudo der certo, ficaremos em um hotel na praia cocando ate domingo. certamente faremos uma visita aos arredores do estado para conhecer a Igreja de Sao Francisco Xavier, onde alias estao enterrados os restos mortais do proprio.
Eh isso galera, esperamos que estejam todos bem.
Namaste!

6 comments:

  1. Fala Mulequi,

    Como sempre tenho lido mais de um capítulo da serie por acesso ao blog!HEHEHE
    As fotos do TAJ estão show, a Rafa com certeza faria a festa! Loucura essa de ficar viajando de carro por ai, aproveita e tira uma fotinha da viatura tmb!
    Se me amarrei na foto da carla colocando os pedidos, brasileiro eh bom por isso não tem problemas de fazer uma fezinha, nem que seja na religião dos outros!!
    No mas o seu bub-wofer subiu no telhado, bricadeirinha! Comprei a peça e vou trocar!

    Beijundas e aproveitem bem !!

    ReplyDelete
  2. Andar de elefante, que aventura. Perguntinha: Como vocês subiram na elefanta?
    É confortável?
    Agora comer com as mãos tem que lavar antes senão, hummmmmmmmmmmmm, é capaz de ficar ficar mais gostoso.
    É muito bom conhecer a história de um país narrada por quem está visitando. Melhor até que ler um livro.
    Aqui tudo na mais perfeita desordem, pois o que funciona é obsoleto.
    Até o próximo capítulo.
    Namaste!

    ReplyDelete
  3. Puxa... eu queria andar de elefante... Deve ser uma emoção e tanto... mas para chegar lá deve ser um tanto complicado... e ele é cheirosinho??? rs rs rs
    Vcs deveriam pensar seriamente em escrever um livro... amo a forma como escrevem. É diversão garantida e me sinto transportada para o local. Beijinhos e aproveitem! Namaste.
    Maridete

    ReplyDelete
  4. Concordo com a idéia do livro que a mami deu! Se todo mundo gostou de "marley e eu" imagina "Coelhos, elefante e a mangueira"... seria show! hehehe
    Só uma perguntinha... tiraram foto em cima do elefante? Coolll! risos
    Bjsss e até o próximo episodio!
    Rafa

    ReplyDelete
  5. Que lugar incrível, este Jantar Mantar!
    Belíssimo!!

    Dá pra fazer uma visita virtual (360º) a este observatório neste endereço: http://www.jantarmantar.org/JaipurTour_2.html

    Esta aliá se abaixou para vocês subirem nela?
    Espero que tenham feito muitas fotos!

    Continuem se divertindo daí, que a gente se diverte daqui, lendo suas crônicas!

    Geninho

    ReplyDelete
  6. Vocês acreditaram que eles cumprem com a regulamentação do transporte por elefantes? Ou é como as vans aqui no Rio?

    Beijos para vocês.

    Alexs.

    ReplyDelete