Saturday, January 17, 2009

E a capital do Brasil eh… Cancun!




Infelizmente nao houve update antes porque ficamos sem internet no hotel. Mas tudo bem, hoje voltou ao normal.
Em primeiro lugar precisamos desejar Feliz Aniversario atrasado para o Helinho, sabe como sao ferias neh, agente fica perdido no tempo e no espaco.
Jah que falamos de datas importantes, tambem que fique registrado nosso votos (tambem atrasados) de longa vida de casados aos queridos cumpadres Sergio e Sonia.
A vida parece passar mais devagar em Goa. Aqui, talvez por conta do turismo, as pessoas sao mais tranquilas, o transito melhor e tudo termina com sorrisos e uma balancadinha de cabeca. Na India, balancar a cabeca para uma lado e outro como se tivesse tirando agua do ouvido eh sinal de aprovacao.
Fomos, junto com um grupo do hotel, ao city tour na Antiga Goa e na nova capital, Panaji (aqui chamam de Panjim).
A cidade antiga eh muito interessante, predios coloniais e igrejas impressionantes (por fora). Como estavamos no city tour soh paramos na Igreja do Bom Pastor, onde estah o corpo de Sao Francisco Xavier (1506-1552).
Segundo a historia, o missionario, canonizado no inicio do sec. XVI, ganhou fama por sua dedicacao a difusao da fe catolica na Asia. Era discipulo de Dom Ignacio de Loyola que, se nao me engano, andou liderando missoes no Brasil. Acho que jah vi esses nomes em autos da Biblioteca Nacional na epoca de faculdade. Estah relacionado com o periodo de Villegagnon (sei que escrevi errado). O processo de canonizacao se justificou porque apos sua morte, nas montanhas do Nepal, seu corpo se manteve intacto mesmo sem ter sido embalsamado. Por anos tentaram decidir onde deveria ficar o corpo que, mesmo com o passar dos anos, nao se decompunha e acabaram colocando-o nesta Igreja apos o processo de canonizacao. Hoje o corpo estah fechado em uma urna de metal com vidro (a vacuo) e eh exposto aos fieis em Dezembro de dez em dez anos (a ultima vez foi em 2004). Quem sabe nao voltamos em 2014?
A cidade parece bem organizada e dividida no modelo portugues de centro comercial e periferia de producao agricola (engenhos), assim como o Rio de Janeiro. Alias, isso eh uma coisa interesante de ser levantada. Apesar de criticarmos o processo de colonizacao (nao estou defendendo a escravidao), podemos dizer que o modelo portugues eh razoavelmente desenvolvimentista se comparado aos modelos ingleses, holandeses e espanhois. Tah certo que o Brasil deve muito ao Bonaparte por ter iniciado todo o processo que, alem de benefico para a organizacao politica (direita e esquerda – Rev Francesa) do mundo ocidental, desencadeou uma serie de medidas que resultaram na vinda da corte para o Pais.
Enfim...O passeio foi frustrado porque tivemos pouco tempo para explorar as igrejas pois tinhamos que fazer visitas a um templo Hindu (outro?!) e a uma praia (outra?!), no centro da cidade nova, alias bem maneirinha e organizada nos moldes ocidentais.
O destaque do passeio se deu pelo momento de integracao entre nos e um casal de canadenses (descendentes de indianos), o rapaz de Calgary e a menina de Toronto. Se conheceram pelos sites de relacionamento e estavam aqui para celebrar seu casamento. Papo vai papo vem, sai a perola: “Mas o Brasil... ah sim a capital eh .. Cancun”. Acho que fizemos uma cara tao estranha que o cara na mesma hora emendou, “ah nao, Cancun eh a capital do ... Mexico.” (pqp...) Po jah ouvimos de tudo, Buenos Aires, Rio, SP... mas Cancun!?, ninguem merece.
Nao sabiamos o que dizer. Percebendo que o cara nao fazia ideia (a minima) do que era o Brasil, demos a seguinte resposta: “ a capital do Brasil, eh Brasilia, mas nao se preocupe, ninguem conhece. Eh como o Canada, que as pessoas pensam que eh Toronto”. Ainda estamos na duvida se ele sabe que a capital do Canada eh Ottawa...
Mas a conversa nao acabou e, papo vai papo vem, falamos de linguas, e colonizacao portuguesa (identificacao nossa com GOA), ai o cara mandou: “ vcs falam em portugueses... portugueses sao de Portugal? Portugal eh um pais? Fica perto do Brasil”? Nesse momento a Carla virou para frente e disse que estava enjoada. Andre, imbuido de toda a paciencia do mundo, tentou explicar que Portugal era um pais da Europa, perto da Espanha e que no sec XV(I) era uma grande potencia naval... nada muito complicado. Na verdade a (recentemente) esposa dele estava calada e fazia uma cara muito estranha do tipo “nao acredito que meu marido tah falando essa bobagem”. (tomara que ela nao tenha se arrependido do casamento por conta disso, ficariamos muito mal...)
De qualquer forma, o que para nos parecia um absurdo, hoje em dia, apos muitas viagens, achamos que faz algum sentido: algumas pessoas estarem inseridas de uma forma tal em sua realidae que nao se interessam por nada mais.
O casal de indianos que fizemos amizade no dia dos golfinhos, por exemplo, nao conehece Frank Sinatra, e sabe muito pouco sobre a realidade cultural americana e, quicah, brasileira. Aprendemos a respeitar isso tambem, pois nao sabemos patavinas das culturas Chinesa, Indiana, Mongol, etc... Mas geografia, pelo menos, sabemos.
A questao do casamento eh uma coisa interessante na India. A grande maioria dos casamentos eh arranjada. Os casais sao escolhidos de acordo com a vontade das familias e, na India moderna, por assimilacoes astrologicas que sites de internet muito famosos fazem. Antes que critiquem, o que em principio parece um total absurdo, faz algum sentido, acreditem. Existem casamentos por amor, mas em pequena escala. A pureza masculina e feminina sao questoes em voga para casamento e o apelo sexual eh bem menor do que nas culturas ocidentais. Jantamos ontem com nossos amigos indianos e nos deram uma aula sobre a cultura dos casamentos. Explicamos melhor isso ao vivo.
A praia daqui eh calma, daquelas que vc pode ir andando ateh 30-40 meltros mar a dentro para ficar com agua no pescoco. Hoje, estavamos nos la no fundao, batendo papo quando, de repende Carla da um grito” ahh, atras de vc!” e Andre, “o que?”, “um Golfinho!”, nos viramos e, em mais trinta segundos percebemos que uma familia de golfinhos estava de passagem, ao nosso lado, como se nao estivessemos ali. Maneiro!
Para o almoco, nos aventuramos em uma das barracas da praia. Um peixinho caia bem. O sistema eh como no brasil, e em outros lugares do mundo. Hah varias cadeiras de praia e vc pode ficar ali de graca, consumindo na barraca correspondente.
O peixe estava bom, tudo bem, mas Andre sofreu com os efeitos colaterais...
Como nosso city tour nao foi lah essas coisas, resolvemos pedir aos nossos agentes para fazermos um novo amanha. Assim, sairemos do hotel mais cedo e iremos - soh nos - para uma visita a cidade colonial. De lah vamos para o aeroporto, seguindo para Hyderabad.
Ah, Rodolfo perguntou sobre a dengue. Existe aqui sim, e eh um problema, mas soh no periodo apos as moncoes (chuvas), ou seja, setembro e outubro. Depois disso o tempo seco e sol constante dao conta de secar os focos e a febre desaparece (chamo de febre porque em ingles se chama Dengue Fever).
Mariana, como eh o nome? Pingucu do Sul? Aproveitem o descanso, nao se preocupem que pelo visto Baleia estah com vida boa.
Caraca Sergio... tomara que Chaves nao consiga!

4 comments:

  1. Olá vocês, estamos felizes em ler mais um capítulo da novela AVENTURA NA ÍNDIA, protagonizada por André e Carla.
    Aqui no Brasil o Globo repórter teve um especial sobre a Índia e falou dos casamentos.
    Santo Ingnácio de Loyola fundou a Companhia de Jesus que foi muito importante na colonização do Brasil no aspecto de escolas e na difusão da religião católica em oposição ao avanço do protestantismo no mundo europeu.
    Os membros da comunidade anglo saxônica (América do Norte) de um modo geral não sabem nada sobre a geografia mundial, só os estudiosos e estrategistas militares, o resto, não sabe nem o que é Brasil ou onde fica.
    Deve ter sido emocinante ficar na praia ao lado de golfinhos.
    Cuidado para a dengue não chegar antes do tempo.
    Baleia tá bem pra caramba, adora um ar condicionado.
    Ontem estivemos no seu ap., e depois fomos até o ap. da Marilena, Laila, Luis e Caio. Lá tembém tudo bem.
    Continuem aproveitando pois tá acabando.
    Aguardamos os capítulos finais da novela.
    Beijos
    INHO

    ReplyDelete
  2. Amigos, obrigado pelos votos de felicidade. Imagino as caras de vcs ouvindo as bobagens do canadense. Pois é amigo, a questão do Hugo Chaves é complicada, e o pior, é que o Lula estava lá e disse que o apoia, enfim, não sei que está em pior situação, nós ou os venezuelanos.
    Hoje fomos pra Itaipuaçú, e lembramos de vcs, SG baixou geral lá, visão do inferno kkkkkkk.
    Amanhã vamos para o show do Elton John, titia já fez o show em SAO, e até que está bem conservada, deve usar o mesmo "creme de porcelana" do nosso amigo Sil kkkkkkkkkkk.
    É isso amigo, continuem se divertindo.
    Bjs

    ReplyDelete
  3. Cara esse negocio de não saberem aonde são os países aconteceu conosco também na Caslifornia, coisa de americano alienado, quando falamos para a mulher que tirou uma foto nossa a nossa procedência, ela nos olhou e perguntou aonde ficava o Brasil!!HEHEHE

    Ai maior sacanagem, vcs acordaram cedo, tomaram remédio para não enjoarem e no final a porcaria dos golfinhos aparecem do lado de vcs na praia, ninguem merece!!HUAUAUHAUHA

    Boa viagem amigos!! Ri

    ReplyDelete
  4. Salve André e Carla.
    Sacanagem, eu fiz um comentário (babaca, óbvio)logo no comecinho da viagem de vocês sobre o problema com a acentuação e estava crente, crente que tinha ido.....magoei, mas agora sei que os posts irão.
    Baixei todas as fotos e acho que vou imprimir todo o blog pra Elisa ter a maior aula de história digrátis da vida dela, e da nossa também.
    Beijos e divirtam-se.

    ReplyDelete